O mundo mudou. Surgiram novas demandas, necessidades e desafios. No universo corporativo, o conceito de liderança ganha cada vez mais evidência. Ainda mais em tempos nos quais o trabalho de equipe é valorizado e a figura do chefe está enfraquecida.

O líder é, definitivamente, indispensável dentro de qualquer empresa que busca ter sucesso atualmente.

Liderança nada mais é do que influenciar outras pessoas de forma natural. Um bom líder é aquele que incentiva, entusiasma e motiva seu time. Ele tem inúmeros desafios, como interagir com os colaboradores da melhor forma possível, mediando conflitos e assegurando um ambiente de trabalho flexível e eficiente.

Neste texto, vamos destacar 5 de algumas das principais características de liderança. Acompanhe!

1. Sabe trabalhar com diferentes perfis

Em toda organização, existem profissionais com diferentes tipos de perfis. Alguns mais introvertidos e pragmáticos e outros mais extrovertidos e menos eficientes. O líder deve mapear as características de cada liderado, o que fará com que o desenvolvimento do time aconteça de forma natural e eficiente.

Um dos grandes méritos de um líder é quando ele sabe respeitar o espaço da sua equipe. Isso quer dizer que ele conhece os limites pessoais de cada profissional. O seu foco está sempre voltado para suprir as expectativas dos seus funcionários e, assim, criar bons relacionamentos e estabelecer uma relação saudável e harmônica.

Esse tipo de habilidade é construído no dia a dia. Nesse cenário, é importante que o líder conheça profundamente as suas próprias características. Assim, fica mais fácil entender e lidar com os diferentes tipos de perfis dos liderados. Lembre-se de que, antes de gerir outros profissionais, o líder precisa comandar a si mesmo.

2. Consegue dar e receber feedbacks

Ao contrário do que muita gente pensa, é possível que o líder dê e receba feedbacks sem nenhum tipo de sofrimento. Em linhas gerais, o feedback é o ato de informar a outra pessoa sobre a forma como percebemos seu trabalho. Dessa forma, também há abertura para o outro lado mostrar o seu ponto de vista.

Para o líder, é crucial criar canais permanentes de comunicação, de forma que ele avalie, treine e prepare seus liderados. É interessante que o feedback seja constante, rápido, claro e preciso. Também é preciso ter em mente que ele precisa ser acompanhado posteriormente. Afinal, dar o feedback por si só não é o suficiente para que o colaborador mude seu comportamento.

Por outro lado, um bom líder também deve ouvir os funcionários, ou seja, é necessário que ele esteja aberto a receber feedbacks. É preciso estar receptivo e disponível para isso. Faz parte do exercício da liderança deixar claro que todas as colocações dos colaboradores serão bem recebidas.

No entanto, obviamente, as ações só serão efetuadas se existir a necessidade, e o líder deverá julgar aquilo que é o melhor para a equipe.

3. Reconhece méritos

Mais um ponto essencial de um líder exemplar, reconhecer os méritos dos funcionários ou do time mantém as pessoas motivadas e contribui para criar um norte na mente dos subordinados. Como sabemos que cada profissional possui características muito particulares, cabe ao líder evidenciar e reforçar os pontos fortes dos liderados.

Os líderes verdadeiros não têm o menor problema ou receio de ver seu cargo ameaçado por conta do desenvolvimento de um trabalho primoroso do funcionário. Pelo contrário, ele sabe que um liderado competente contribui para que os objetivos sejam atingidos.

Não é raro ver maus gestores apresentando ideias de colaboradores como se fossem suas, de forma a evitar que o talento do profissional fique em evidência. Reconhecer os méritos das outras pessoas faz parte da ética profissional e é uma das qualidades de líderes que se destacam pelo exemplo.

4. Possui inteligência emocional

No dia a dia da empresa, é natural que existam momentos em que as coisas dão errado e a vontade é de “chutar o balde”. Quando tudo fugir do controle e surgirem as situações de crise, é a hora de o líder mostrar porque ele está em uma posição de gestor.

Diante das adversidades, o líder não pode se desesperar. Entrar em pânico em momentos difíceis ou ter uma postura negativa só torna tudo ainda mais complicado, fazendo com que a equipe fique desmotivada e diminua o nível de confiança de todos os colaboradores.

Por isso, é crucial desenvolver inteligência emocional, para concentrar esforços na resolução dos problemas e não na situação problemática em si. Ou seja, é fundamental saber lidar com as pessoas de forma sóbria e assertiva, de modo que todos estejam focados em ações que contribuirão diretamente para superar os conflitos.

5. Sabe delegar tarefas

Um bom líder sabe delegar tarefas. Apesar de ser algo óbvio, é preciso deixar claro que o líder não fará tudo sozinho. Todos têm 24 horas no dia e o gestor tem de tomar cuidado para não achar que ele dá conta de tudo sozinho e que ninguém executa uma tarefa com a mesma competência que a dele. Ou seja, o líder tem de perceber que ele precisa da equipe.

Até porque, nesse caso, o sucesso da equipe também é o sucesso do líder. Por isso, não faz o menor sentido ficar com receio de delegar tarefas. Lembre-se que um bom líder é aquele capaz de gerir outros profissionais de forma eficiente, trazendo resultados para a organização.

Sendo assim, delegar tarefas é apostar no time, desenvolver os potenciais de cada colaborador e colher resultados como um ambiente mais organizado.

Um dos perigos em não delegar tarefas é a centralização das mesmas, que é muito comum nas empresas. Vale dizer que é uma situação onde não gera movimento e estagna processos e resultados. Nesse contexto, um bom líder é aquele que descentraliza atividades e abre espaço para a criatividade, a inovação e para a empresa desenvolver seu capital intelectual.

O que você achou dessas ideias sobre as características de liderança? Adotando todas essas dicas simples, o líder otimiza seu trabalho e, sem sombra de dúvidas, colhe muitos benefícios para a sua carreira e para a empresa em que atua.

Ah! E se você gosta deste assunto, não pode deixar de saber como alcançar o cargo dos sonhos.

HQT
Autor

1 Comment

  1. Adorei o texto! Sucinto, claro, trazendo pontos de extrema relevância para um líder, independente do tamanho/porte da empresa. Muito bem escrito!

Escreva um comentário

Share This