A ideia de ficar estagnado em uma mesma posição empregatícia pode desmotivar a maioria dos profissionais de marketing. O contrário, estar em constante evolução e crescimento, é uma ótima maneira de manter o estímulo e a busca constante por aperfeiçoamento e melhorias.

Pensando nisso, criamos este post sobre como ser promovido. Assim, mesmo que esse processo dependa de muitas variáveis, você ficará tranquilo por fazer sua parte nessa empreitada. Venha com a gente e confira nossas dicas!

Invista em cursos e especializações

Conhecimento é uma moeda muito valiosa no mundo corporativo — principalmente em um campo dinâmico como o marketing. Portanto, buscar novos cursos e especializações é uma forma de aumentar sua relevância no ambiente profissional, direcionando os holofotes para você.

Aqui, as opções são variadas: pós-graduação, MBA, seminários, workshops e cursos de menor duração em áreas específicas, como gestão de equipes, controle de estoque e marketing em redes sociais, por exemplo, são boas opções.

Invista no inglês

Ainda na parte educacional, o investimento em um curso de inglês faz toda a diferença no mercado de trabalho. Assim, se você ainda não está em um nível avançado nessa língua, é hora de começar a estudar: procure uma boa escola, focada na prática e com material on-line, para que você tenha mais liberdade nos momentos de aprendizado.

Outra opção para aprender inglês é o intercâmbio. Uma experiência internacional — mesmo que demande mais planejamento e investimento — agrega muito valor à carreira e à vida pessoal, indo além do objetivo principal de aprender uma nova língua.

Caso você já seja fluente, é possível juntar essa dica com a anterior e fazer um curso de especialização em outro país. Assim, você adquire vivência cultural e aprende coisas novas para a prática profissional.

Também é importante acompanhar grandes nomes do marketing ao redor do mundo, assistir webnars de profissionais de outros países e se manter em contato com o que está acontecendo internacionalmente na área.

Aprenda sobre marketing digital

Empreendedores, gerentes de marketing, gerentes comerciais e muitos profissionais podem fazer uso das técnicas do marketing digital. Atualmente, é impossível pensar em vendas sem falar em ferramentas e mídias como Google, Facebook e e-mail.

Dessa forma, é essencial estar ciente de todas as possibilidades que o digital oferece. Assim, mesmo que você não seja o responsável pela implementação das estratégias definidas, poderá dialogar e orientar seus colaboradores. Por se tratar de uma área extensa e abrangente, um programa extensivo de ensino é recomendado, além da parceria com uma agência de comunicação especializada.

Comunique-se de forma clara e objetiva

Habilidade em se fazer entender é um diferencial significativo para profissionais de marketing que querem aprender como ser promovidos. Afinal, a promoção geralmente envolve o aval de terceiros, que julgarão sua capacidade por seus resultados, mas também pela forma como você os apresenta.

Uma opção interessante são os treinamentos de oratória, que ajudam na clareza e no poder de convencimento na hora de fazer um discurso ou apresentar um projeto para os diretores da empresa.

Trabalhe com objetivos, metas e números

A promoção no trabalho normalmente chega depois de uma etapa de conquistas e objetivos alcançados. Portanto, deve-se trabalhar sempre com foco, seja no aumento das vendas, no número de leads, na expansão do market share etc. O importante é que suas ações sejam direcionadas e canalizadas para chegarem a algum lugar.

Nesse sentido, faça uso de planilhas e acompanhe a evolução das estratégias implantadas na sua gestão. Esses números servirão para ilustrar a efetividade de suas ações e funcionarão como um trampolim rumo à próxima fase de sua vida profissional. Portanto, atente-se para não deixar passar nada sem o seu conhecimento.

Construa um networking na sua área de atuação

O networking é uma maneira eficiente de aumentar sua lista de contatos com potencial para geração de novos negócios no futuro. Além disso, conhecer pessoas do seu ramo ajuda no processo de atualização e na manutenção de sua relevância como profissional.

Todavia, não precisa se limitar apenas a pessoas com interesses e campos de trabalho similares. Aumentar seu escopo social vai trazer diversos benefícios e informações úteis para sua vida corporativa. Assim, esteja presente em encontros, seminários e reuniões relevantes.

Tenha uma agência de comunicação como parceira

Os departamentos de marketing e vendas são o coração de uma empresa. Juntos, eles são os principais responsáveis pela aquisição de receita de um negócio. Assim, para fazê-los funcionar a pleno vapor, trazendo os resultados almejados para manter a empresa lucrativa, é necessário contar com todo apoio possível.

Uma agência é constituída por uma equipe multidisciplinar e especializada, garantindo as melhores práticas na comunicação de um negócio. Portanto, ao trabalhar com o fornecedor correto, seu nome será elevado junto com as ações de sucesso realizadas pela empresa parceira. Além disso, você terá mais tempo para se dedicar a outros assuntos e à sua própria carreira.

Realize um trabalho de excelência

Como você sabe, fazer algo com excelência requer muito esforço e dedicação. Entretanto, essa é a única maneira de ganhar reconhecimento. Afinal de contas, todo o investimento em cursos, experiências internacionais e networking deve ser canalizado para entregar algo diferente da maioria.

Assim, coloque a mão na massa e use todos os seus recursos para buscar as melhores práticas tanto para você quanto para sua equipe. Preze por produtividade e efetividade das ações. Lembre-se de que o trabalho de seus sonhos também está na mira de outras pessoas e aqueles com mais destaque têm mais chances de consegui-lo.

Arrisque-se quando necessário

Em algum momento da sua carreira, você vai se deparar com uma situação que necessite de ousadia. Trabalhadores com altos cargos sabem que coragem para tomar decisões é um dos motivos que os levaram ao topo. Portanto, no caminho para ser promovido, é possível que você precise se arriscar algumas vezes.

Todavia, note que riscos devem ser analisados e avaliados antes que uma atitude seja tomada. Não estamos sugerindo que você haja de forma impulsiva, mas sim que acredite em suas ideias e visões para fazer a diferença no local de trabalho. Arriscar-se, nesse contexto, significa buscar oportunidades que muitos não se atreveram a tentar obter.

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HQT
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