O relacionamento entre o cliente e sua agência de marketing apresenta uma dinâmica diferente de quando todo o trabalho relacionado a essa área é realizado internamente. Contudo, se a comunicação for boa e os objetivos forem bem alinhados, resultados sensacionais podem ser gerados a longo prazo.

É muito importante que as partes desenvolvam uma real parceria, que vai além da compra e venda de serviços — e para isso é preciso agir com transparência. Neste artigo, abordamos como o cliente pode ter mais confiança em sua agência de marketing a fim de manter um bom relacionamento e alcançar os objetivos desejados. Acompanhe!

Importância da confiança na agência de marketing

Apesar de ser, em grande parte dos casos, mediado por um contrato, o relacionamento entre uma agência e seu cliente não se difere muito das relações humanas de modo geral. A confiança é fundamental para que a parceria seja próspera e gere bons resultados para ambas as partes.

Quando uma empresa escolhe um fornecedor para terceirizar algumas ou todas as atividades da área de marketing, a agência analisa as demandas do contratante, seus objetivos e, com base nessa avaliação, cria as melhores estratégias — que, muitas vezes, podem divergir daquelas pensadas pelo cliente.

Alguns empreendedores buscam em uma agência um parceiro para realizar ações pontuais, como criar um site, gerenciar as mídias sociais ou veicular anúncios no Google AdWords. Todas essas ações são válidas para alcançar determinados objetivos, mas a agência de marketing, com toda a sua expertise, é a mais indicada a aconselhar o cliente sobre o melhor caminho a ser seguido e continuado.

Dessa forma, para o sucesso dos projetos é importante que a agência possa contribuir com decisões estratégicas para a empresa do seu cliente, e não apenas executar tarefas ou seguir ordens. É claro que, em última instância, é o cliente que decide de que forma vai investir o seu dinheiro, mas as ideias do fornecedor devem ser levadas em consideração.

Aspectos fundamentais para um bom relacionamento

O sucesso dos projetos depende, entre outros fatores, da confiança entre os envolvidos, que pode ser conquistada por meio de um relacionamento próximo entre cliente e agência. A seguir, confira algumas dicas para estabelecer uma boa parceria.

Canais abertos para o diálogo

Tanto os clientes como as agências precisam disponibilizar meios de contato para que possam conversar sobre demandas, desafios, dúvidas e demais aspectos relacionados ao andamento dos projetos.

A comunicação proativa facilita o alinhamento de objetivos e a resolução de dificuldades. Isso pode ser feito por meio ligações telefônicas, e-mails e aplicativos de mensagens, por exemplo, porém, é importante que os relacionamentos sejam reais.

Comunicação clara

Os jargões, abreviações e termos técnicos devem ser evitados por ambas as partes, para evitar falhas na comunicação e transtornos no futuro.

No atendimento publicitário, a agência precisa considerar o nível de conhecimento do cliente sobre marketing; da mesma forma, o contratante deve entender que o fornecedor, provavelmente, não conhece todas as nuances do seu segmento. Falar a mesma língua é essencial para o sucesso da parceria.

Empatia

A agência de marketing deve ter empatia com o cliente, buscando entender suas reais necessidades e prestando um serviço que atenda ou supere suas expectativas. É preciso, portanto, escutar mais do que falar, a fim de compreender as demandas e criar melhores estratégias.

A empatia também deve ser praticada pelos clientes, que precisam entender as limitações de seus projetos (caso existam), o horário de atendimento e dificuldades na gestão de atividades que a agência possa apresentar.

Alinhamento de expectativas

A fim de alcançar o sucesso com a parceria, tanto a agência quanto o cliente devem estar envolvidos no processo com participação ativa. Para que não haja falhas no entendimento sobre os objetivos dos projetos, é preciso alinhar as expectativas de ambas as partes e definir métricas que indicarão o sucesso nos resultados das campanhas, incluindo prazos.

Uma maneira de fazer isso é por meio de um briefing, documento que registra o histórico, necessidades e objetivos do cliente, para orientar os próximos passos de sua estratégia de marketing — portanto, deve ser preenchido com o máximo de informações possível.

Solução de problemas

A agência deve procurar solucionar as dúvidas e, principalmente, os problemas dos seus clientes. Por outro lado, ao solicitar um ajuste, o cliente espera que isso seja feito de imediato, mas também precisa entender que nem sempre uma solução será possível em um primeiro atendimento.

Feedbacks constantes

Os envolvidos devem sempre conversar sobre suas expectativas e opiniões acerca dos projetos. Feedbacks garantem o alinhamento dos objetivos, a aproximação entre agência e cliente, a melhoria na comunicação, o acompanhamento dos resultados e promovem maior confiança e entendimento sobre o trabalho do outro.

Impacto da afinidade na geração de resultados

Uma boa parceria entre as partes propicia a criação de projetos mais acertados e com resultados de sucesso, principalmente a longo prazo, quando as expectativas já terão sido alinhadas e os dois lados já terão entendido seus papéis nos projetos.

A afinidade entre o cliente e o fornecedor é um aspecto muito importante para criar um bom relacionamento de longa data. Ela abre caminho para que as conversas evoluam e a confiança seja desenvolvida com o passar do tempo.

A partir disso, os parceiros se sentem mais à vontade um com o outro e se entendem melhor. E isso é proveitoso para ambas as partes, inclusive para os colaboradores, que se comunicam com mais tranquilidade e se sentem melhor ao trabalhar nos projetos da empresa.

Como todo relacionamento que envolve seres humanos, é normal que existam dúvidas e divergências de opiniões entre profissionais de agências de marketing e seus clientes. Mas se houver confiança e boa vontade a união pode ser fortalecida para alcançar resultados cada vez melhores.

E então, entendeu por que é tão importante se relacionar bem com os seus parceiros? A confiança e afinidade são, sem dúvidas, muito importantes para o entendimento mútuo e melhores resultados em suas campanhas de marketing.

Se você ainda não tem uma agência de marketing parceira, entre em contato com a HQT e saiba como podemos atender suas necessidades da melhor forma!

HQT
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