Muitas vezes, os empreendedores não dão a devida importância para o design. Acham que é algo supérfluo e que serve apenas para deixar as coisas mais bonitas. Ou então, pensam que o conceito significa apenas fazer investimentos em materiais de comunicação e web design. No entanto, a sua importância vai muito além da estética e da comunicação.

O designer tem a missão de idealizar a concepção de um produto ou serviço, incluindo uma série de fatores: o projeto, a escolha de materiais, a usabilidade do usuário, a criação de logotipos, as embalagens e muitas outras peças do universo da publicidade e do marketing.

Definitivamente, é algo essencial para o branding da empresa. Para que você não tenha mais nenhuma dúvida, neste texto vamos mostrar 5 vantagens que evidenciam a importância do design em um negócio.

Melhora o posicionamento da empresa

Uma empresa que desenvolve ações sólidas tem grandes chances de se posicionar bem no mercado e, assim, conquistar credibilidade junto aos consumidores, fornecedores, sociedade e outros públicos de seu interesse. Nesse sentido, um bom design ajuda o negócio a transmitir uma personalidade única e marcante.

Para ter sucesso nos dias atuais, é indispensável que a companhia seja original. Ela, necessariamente, tem de transmitir sua personalidade de forma consistente e coerente, a fim de difundir seus valores, construir uma conexão emocional com os consumidores e assegurar um sólido posicionamento no mercado.

Valoriza a marca e ajuda a construir uma imagem sólida

O design exerce um papel crucial na valorização da marca e na construção de uma imagem corporativa sólida e competitiva. Trata-se de uma poderosa ferramenta com a capacidade de tornar a comunicação mais alinhada com as necessidades e os interesses dos consumidores.

Não faz sentido ter uma identidade visual bonita, se não há nenhum tipo de interação e aproximação com sua audiência. Por exemplo, não adianta criar uma marca linda para um grupo de pessoas de 40 anos, se o seu público é formado por jovens de 20 anos.

Isso significa que é preciso haver coerência. E quando falamos em design, além da conformidade, a consistência também aparece como uma questão vital. Afinal, você sempre vai querer que o layout do seu site e a sua marca transmitam a mesma ideia, certo?

Por isso, no momento de projetar uma marca, é necessário pensar nas mais variadas aplicações, de forma que ela tenha uma única e forte presença online e offline.

Possibilita um diferencial competitivo

São vários os fatores que explicam o sucesso de uma empresa. O design surge como um dos diferenciais essenciais e determinantes no contexto do desenvolvimento e do fortalecimento da marca.

Por conta da grande competitividade, um bom design pode ser primordial em relação à tomada de decisão do cliente, uma vez que agrega valores emocionais e estéticos aos produtos e serviços.

Em sua ausência, as marcas que oferecem produtos e serviços parecidos correm o sério risco de se tornar irrelevantes no mercado. Ou então elas podem ser vistas como apenas mais uma empresa entre tantas existentes por aí. Afinal de contas, não transmitirão diferencial algum que gere valor para a empresa.

Uma linguagem visual de qualidade, portanto, tem a capacidade de criar esse diferencial competitivo para a marca, uma vez que tem o poder de gerar valor por meio de uma estratégia de comunicação do negócio.

Diminui custos

Tudo que é criado com planejamento é fadado ao sucesso. Quando os empreendedores percebem isso, reduzem seus custos e fazem investimentos de forma muito mais consciente, o que só aumenta as chances de acertos. Afinal de contas, eles passam a comunicar a sua empresa de maneira correta e eficiente, pois investem em mídias que geram bons resultados.

Nesse contexto, um design profissional pode ser primordial para aumentar as vendas e diminuir os gastos. Afinal, o investimento será feito em ações e campanhas bem planejadas e alinhadas. Além disso, sua importância precisa ser entendida logo no início das campanhas, pois isso evita possíveis retrabalhos no futuro.

Normalmente, o retrabalho do design, ou redesign, envolve muitos esforços e gastos, sobretudo no que diz respeito à readaptação da comunicação visual da marca com a aplicação da nova identidade, que em geral abarca materiais impressos, uniformes, fachadas etc.

Agiliza a entrada do negócio no mercado

Quando a empresa investe em uma comunicação visual apropriada, ela consegue reconhecimento mais rápido em relação às organizações que não fizeram esse tipo de investimento. Precisamos reforçar que o design aparece como parte vital do desenvolvimento de um negócio.

É possível para uma empresa ter destaque sem design, mas, sem dúvida, o caminho se torna muito mais árduo e longo. A falta desse investimento, portanto, acaba gerando desperdícios e possíveis perdas de grandes oportunidades. Com o trabalho de um bom profissional da área, por outro lado, as chances de uma empresa se estabelecer no mercado aumentam substancialmente.

Se a sua empresa ainda reluta em não utilizar o design em seus negócios, está na hora de rever seus conceitos. É o momento de enxergar a ideia por trás do estilo e da aparência. Esse é, definitivamente, um elemento estratégico na comunicação da sua companhia.

As organizações que realmente se destacam no mercado em meio aos concorrentes são aquelas que veem o design como um grande diferencial competitivo. Por isso, essas marcas exploram todas as suas possibilidades e aproveitam de suas inúmeras vantagens.

É imprescindível que haja uma mudança de mentalidade por parte de muitos empreendedores que ainda resistem em investir no design. Independentemente do mercado de atuação, trata-se de uma solução ideal para que a empresa transmita uma marca forte, atraente e positiva, e, assim, atraia mais clientes e vendas para o seu dia a dia.

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HQT
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