A centralidade das estratégias de marketing para o sucesso de negócios que procuram se destacar e aumentar seu alcance é uma questão que tira o sono de muitos empreendedores. O marketing digital vem se tornando, progressivamente, a principal engrenagem das estratégias de atração, conversão e fidelização de clientes. Por isso, muitas empresas que querem maximizar os ganhos consideram a possibilidade de terceirizar o marketing.

Essa ação, em muitos casos, é uma opção para empresas que buscam solucionar problemas que não são facilmente resolvidos internamente. Muitas vezes, a falta de experiência e expertise dos profissionais internos impede o desenvolvimento de estratégias de marketing adequadas.

Sendo assim, pensando nas empresas que consideram a terceirização desse setor, elaboramos este post! A seguir, vamos apresentar 6 motivos pelos quais terceirizar o marketing pode ser benéfico e quais são os primeiros passos para encontrar um bom fornecedor para esse serviço! Continue a leitura e confira!

Chegou a hora de terceirizar o marketing da empresa?

Se sua empresa não adquire mais clientes com o marketing e não consegue reduzir os custos de aquisição de clientes com o aprimoramento das estratégias, é muito provável que tenha chegado a hora de terceirizar o marketing.

A seguir, apresentaremos 6 motivos que, nesse caso, justificam a terceirização.

1. Expertise

Um dos benefícios imediatos de terceirizar as estratégias de marketing é contar com a expertise de uma agência que é especializada na área.

Em outras palavras, ao contratar uma agência especializada, você poderá contar com profissionais que estão acostumados a desenvolver, de forma rápida, estratégias adequadas para o seu negócio e a lidar com prazos e metas. Essa expertise garante que sua empresa alcance certos resultados esperados em um determinado período de tempo.

2. Equipes focadas

Ao passo que você delega as atividades do marketing para uma agência terceirizada, sua equipe interna de profissionais poderá se concentrar e ter mais tempo disponível para desenvolver outras atividades que são centrais para o seu negócio. Dessa forma, a produtividade aumenta. 

Primeiro, pelo retorno da dedicação exclusiva de uma equipe especializada ao marketing. E segundo, pelo tempo disponibilizado para a equipe interna desenvolver outras atividades. Há ainda, um potencial de redução de custos com o que seria gasto com treinamentos e cursos voltados para a capacitação em marketing.

3. Inovação

Equipes externas proporcionam uma visão diferenciada das estratégias do seu negócio. É normal que, tratando das estratégias de forma rotineira, possíveis pontos de melhoria e falhas passem despercebidos pela equipe interna.

Uma equipe externa trará bons insights ao avaliar as estratégias de marketing, além de ser capaz de apontar novas tendências inovadoras que podem ser adotadas para trazer resultados ainda melhores.

4. Qualificação de leads

Com a terceirização, espera-se um salto de qualidade nas estratégias de marketing. Logo, com estratégias mais bem trabalhadas, os leads gerados terão maior probabilidade de se converterem em clientes.

Assim, ao terceirizar o marketing, uma maior qualificação dos leads vai trazer mais clientes e mais vendas, beneficiando a autoridade da marca e a lucratividade do negócio.

5. Monitoramento

Uma das atividades-chave para o sucesso das estratégias de marketing é o monitoramento e a avaliação de dados que ilustrem o desempenho e o resultado das ações executadas — o que é muito difícil sem a capacitação apropriada.

Uma equipe especializada, ao trabalhar com uma estratégia, sabe quais são as métricas mais relevantes para acompanhar cada caso e como interpretá-las para propor mudanças nas estratégias em curso.

6. Presença online

Atualmente, o universo online é onde se encontram as melhores oportunidades para o marketing, e as agências especializadas sabem como colocar sua empresa no mercado digital.

Sites responsivos, e-commerce, redes sociais etc. Uma boa agência de marketing saberá dar todo o suporte e conselhos necessários para que a sua empresa aproveite ao máximo o potencial que o marketing digital pode oferecer.

Quais os passos para encontrar uma boa agência?

Ressaltamos aqui que é fundamental que a empresa estude o seu momento e saiba quais são, exatamente, as carências que deseja suprir contratando uma agência de marketing. Lembre-se de que não é necessário entregar todo o trabalho de marketing para uma agência, sendo perfeitamente possível fazer contratos para projetos pontuais.

Uma dica importante é sempre contar com um colaborador de confiança ou um profissional interno com conhecimentos em marketing para intermediar as negociações entre agências e empresa. Isso evita gastos desnecessários e aumenta as chances de sucesso do investimento.

Tendo isso em mente, confira quais são os principais passos para encontrar uma boa agência de marketing.

Pesquise o histórico das agências

O primeiro passo para encontrar uma agência de marketing adequada para o seu negócio é pesquisá-la bem e conhecer o seu histórico. Procure saber sobre a sua experiência, se ela se especializa em algum segmento específico de marketing e quais cases de sucesso ela pode apresentar.

Consulte antigos clientes

Os parceiros e antigos clientes da agência podem dizer muito sobre sua capacidade de apresentar resultados. Por isso, vale a pena consultá-los para escutar recomendações. Outro fator que deve ser considerado são os certificados e as premiações da empresa, que também transmitem confiança.

Acompanhe as redes sociais

Seguir as redes sociais e acompanhar as campanhas de marketing dos clientes e da própria agência também pode ser muito útil. Acompanhando-as, você pode saber, de antemão, se as propostas trabalhadas se alinham de alguma forma com o que você imagina para sua empresa.

Foque nos resultados

Por fim, leve em consideração que agências de marketing com foco em resultados estão mais dispostas e preparadas para trabalhar duro e desenvolver estratégias que realmente apresentem resultados. E, por mais que outras agências ofereçam serviços simples de acompanhamento e monitoramento, investir mais para desenvolver projetos realmente transformadores e que promovam uma grande mudança na empresa pode compensar muito.

Se está na hora de terceirizar o marketing na sua empresa para conseguir mais clientes e melhores resultados, entre em contato com a HQT! Nossa equipe está totalmente aberta para ouvir quais são as questões mais importantes dentro do seu negócio e explicar melhor como os nossos serviços de marketing podem ajudar.

HQT
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1 Comment

  1. Gosto muito das matérias!São objetivas,didáticas e de fácil entendimento.Parabéns mais uma vez para os diretores e equipe.Acredito muito no potencial de vcs.Prosperidade!👐

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