Uma nova geração desenvolve hábitos, habilidades, expectativas e necessidades inovadores. Com os millennials, grupo é representado por pessoas que nasceram entre o início dos anos 1980 e o fim da década de 1990, não é diferente.

Entre as suas características, podemos destacar um grande potencial de consumo e poder de decisão. Bem informados e exigentes, esses consumidores buscam viver experiências agradáveis e, quando insatisfeitos, não hesitam em deixar marcas e optar por concorrentes mais conectadas com seus anseios.

Tal transformação significa um mundo de oportunidades de negócios, porém, também exige mais atenção das empresas, que precisam investir em estratégias focadas nesse público. Entre as possibilidades de grande impacto, podemos destacar o marketing digital.

Neste artigo, mostraremos por que investir em marketing online com foco na geração millennials é uma ótima ideia. Também apontaremos algumas das principais estratégias que podem ser aplicadas para conquistar clientes desse público. Confira!

O que é e como se comporta a geração millennials

As pessoas dessa geração são as primeiras a crescerem totalmente conectadas, principalmente aquelas que nasceram a partir da década de 1990. Além disso, elas têm muito mais acesso à informação e à socialização. Os millenials também são seres multitarefas e, não raro, estudam enquanto escutam música e assistem à televisão.

Como representam a maior parte da força de trabalho no mundo, os millennials consumem muito do conteúdo que você produzir. No entanto, eles não são iguais. Por isso, é muito importante pensar de maneira segmentada.

Engana-se quem pensa que eles são superjovens. Uma grande parte dos millennials inclusive já tem filhos, o que é um fator a ser considerado na hora de trabalhar uma estratégia de marketing voltada para esse público.

Mas o que vale reforçar é que eles estão sempre conectados. Muitos usam entre dois ou três dispositivos tecnológicos todos os dias e também costumam ser adeptos de novidades do universo digital.

Considerando que a tecnologia tem um papel muito importante na experiência desse grupo, faz todo sentido aplicar ações de marketing digital alinhadas com as necessidades, as motivações e os desejos dos millennials.

O marketing digital e a geração millennials

De acordo com uma pesquisa publicada pela Revista Forbes, os integrantes dessa geração não se sentem atraídos pelo marketing tradicional. Conforme o estudo, apenas 1% tem o desejo de realizar uma compra após ver um determinado anúncio na TV ou no rádio. Diante disso, algumas ações de marketing digital, como o inbound marketing e a produção de conteúdo, ganham cada vez mais força.

Esse grupo busca por ideias e posicionamentos autênticos. Uma vez que consomem informações intensamente, existe um oceano para ser explorado. No entanto, não basta oferecer qualquer conteúdo. É preciso produzir informações de qualidade e que expressem questões ligadas às ideias, aos valores e aos propósitos do público.

Além do mais, vale lembrar que, além de meros espectadores, os millennials também são protagonistas. A internet e suas diversas ferramentas, como os blogs e as redes sociais, deram voz às pessoas e eles se aproveitam muito disso. Assim, antes de se engajarem com marcas, eles se conectam mais facilmente com pessoas.

Não por acaso, os influenciadores digitais fazem tanto sucesso. Como representam um determinado estilo de vida e possuem inúmeros seguidores, acabando tendo um grande peso em relação às decisões de compras dessa geração.

As estratégias de marketing digital para os millennials

Agora que você já sabe detalhes sobre os comportamentos dessa geração, é o momento de entender algumas estratégias de marketing online para essa geração. Confira as dicas!

Faça inbound marketing

Como dissemos, o marketing tradicional não tem muita adesão entre os millennials. Por isso, é importante que você trabalhe estratégias para atrair esse público com naturalidade.

Por meio do inbound marketing, por exemplo, você pode gerar um conteúdo relevante e valioso, que empodera e abre possibilidades de diálogo e interação.

Utilize múltiplos canais

Grande parte dos millennials usam vários meios para se informar. Eles, por exemplo, conversam ao telefone, assistem vídeos no YouTube, conversam no WhatsApp, checam o feed do Instagram e alimentam o Facebook.

Assim, é muito importante que você conheça o grupo dos millennials que pretende atender para divulgar conteúdos ricos em diversos canais. Seja criativo e elabore textos em blogs, vídeos para as redes sociais, webinars, e-books e tudo o mais que faça verdadeiro sentido para a sua audiência.

Seja autêntico

Já falamos bastante de autenticidade e precisamos reforçá-la, pois essa característica permite um poder de atração imenso. Os millennials são muito atentos e bem informados e percebem quando uma marca não está se posicionando genuinamente.

A autenticidade, portanto, é um valor que deve ser praticado de maneira contínua e consistente. Na hora de promover ações, coloque suas paixões e seus sentimentos. Lembre-se de que qualquer negócio é feito de pessoas para pessoas.

Seja mobile

Mais que nunca, é preciso compreender que grande parte da sua comunicação será consumida por meio do mobile. Dessa forma, trabalhar uma estratégia compreendendo o uso dos dispositivos móveis é essencial, pois a maioria dos millennials carregam esses aparelhos com eles o tempo todo.

Na verdade, o celular tornou-se praticamente uma extensão do próprio corpo das pessoas desse grupo. Além de se conectar com familiares e amigos e fazer networking, eles consomem cada vez mais por meio dos smartphones.

Personalize a experiência

Da mesma forma que os millennials não gostam muito do marketing tradicional, eles também não apreciam marcas que proporcionam experiências para as massas.

O ideal, portanto, é personalizar o contato, pois isso é algo totalmente conectado aos desejos desse público. Promovendo ações direcionadas, você conquista clientes mais fiéis e, assim, aumenta as chances de sucesso no mercado.

E aí, o que achou dessas ideias para fazer uma estratégia totalmente personalizada para a geração millennials? Obviamente, não é um desafio tão simples e requer a atuação de especialistas, que realmente estejam preparados para entregar os resultados que você busca para a sua empresa.

Por isso, não hesite em contar com os serviços de uma agência que possa ajudá-lo a encontrar as melhores soluções para o seu negócio.

Se é o seu momento de avançar em uma estratégia de marketing digital focada, entre em contato com a Agência HQT! Temos um time de especialistas focados para trabalhar com esse tipo de ação!

HQT
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