A transformação digital está fazendo com que empresas precisem digitalizar seus arquivos e processos, acompanhando os avanços tecnológicos. O objetivo é aumentar a competitividade, inovar e melhorar a performance (e os resultados).

Essa mudança é muito importante para organizações de todos os segmentos e portes, pois os consumidores usam cada vez mais os serviços digitais. Com isso, é criada uma grande quantidade de dados que pode ser utilizada por companhias para entender melhor o cliente e repensar suas estratégias de marketing.

Além das questões mais técnicas, ligadas à tecnologia, como Inteligência Artificial (AI) e Internet das Coisas (IoT), é preciso entender as transformações que essa nova onda digital promove na sociedade, no mercado de trabalho e nos novos líderes. Discutiremos todos esses aspectos a seguir. Confira!

A transformação digital e sua importância no mercado atual

Se você parar para analisar historicamente, conseguirá entender com facilidade as mudanças no mundo dos negócios. O acesso à internet era mais difícil ou sequer possível e, por isso, as regras que costumavam orientar a gestão das empresas não se aplicam mais.

Já há algum tempo, uma criança cresce acompanhada por dispositivos eletrônicos, como computadores, tablets e smartphones. Já ouviu falar na geração Z? É como são chamadas as pessoas que nasceram a partir de 1994, consideradas nativos digitais. No futuro, elas exigirão inovação das marcas.

Geração Z

A geração Z é multitarefa e sua jornada de compra é muito diferente das anteriores. Você já viu um jovem assistir à televisão ao mesmo tempo em que usa seu celular? A habilidade de processar informações com mais rapidez e facilidade os permite buscar e consumir conteúdos diversos simultaneamente, inclusive sobre empresas e produtos de interesse.

Portanto, é necessário inovar, estar no online e digitalizar processos. Isso pode ser feito a partir de pequenas ações, viáveis e capazes de gerar resultados. No caso das maiores companhias, consolidadas e com capital suficiente para investir, existem alternativas ainda mais disruptivas.

Conceitos em alta

Estamos falando de tecnologias e conceitos que já representam uma real mudança, bastante atual no mercado e uma tendência para o futuro, como:

  • Big Data;
  • Business Intelligence (BI);
  • Machine Learning;
  • Internet das Coisas;
  • Realidade Virtual (VR) e aumentada (AR);
  • Automação de marketing.

Não é à toa que são várias as empresas no mercado de tecnologia que fazem sucesso, a exemplo de Airbnb, Uber, Facebook e Spotify.

De acordo com Filipe Cassapo, gerente de inovação da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), elas cresceram devido ao aumento da capacidade de processamento computacional e ao barateamento de acesso. Tais características permitiram aumentar suas bases de clientes por meio de um negócio escalável.

Entender como a transformação digital muda a sociedade é bastante simples: pense em como a tecnologia tem alterado o dia a dia das pessoas, que conseguem realizar ações e acessar informações com mais rapidez, basta utilizar um smartphone. Ao mesmo tempo, elas estão mais distraídas, são exigentes e têm maior poder de compra.

A transformação digital e o mercado de trabalho

A necessidade de inovar afeta também aqueles que buscam um emprego ou querem crescer em suas carreiras. Afinal, as mudanças não são possíveis se os colaboradores não tiverem condições de evoluir processos em busca de melhores resultados, o que exige autonomia e confiança de seus líderes.

Aliás, muitos desses profissionais acompanham as tendências e utilizam a tecnologia diariamente. Isso dá a eles vontade de ajudar suas empresas a alcançar suas metas, crescendo junto a elas.

Dados

Dados que comprovam: de acordo com uma pesquisa da MITSloan em parceria com a Deloitte University Press, pessoas de todas as idades buscam por oportunidades em negócios digitais. Aquelas que já estão empregadas se sentem insatisfeitas quando suas companhias não seguem a tendência, o que pode gerar uma alta rotatividade.

Por isso, é preciso investir em uma estratégia inovadora, aliada a uma cultura e liderança que fomentem a transformação. Isso nos mostra que os gestores são peças muito importantes nesse caminho para a inovação e que eles devem ser capazes de proporcionar um comportamento organizacional ágil e empreendedor, analisando as novidades trazidas pelos colaboradores e pelo mercado.

A influência da transformação digital na atuação de novos líderes

Uma gestão com foco em inovação, orientada a mudanças constantes e flexíveis, que dê tempo, espaço e oportunidades de experimentação à equipe, é essencial para que a transformação digital seja implementada por empresas. Isso passa diretamente por seus líderes.

Esses profissionais devem ter a iniciativa de desenvolver programas que sejam capazes de mudar, com eficiência e para melhor, o modus operandi de suas companhias. Além disso, precisam ser receptivos às novas ideias e soluções, analisando os diferentes pontos de vista de suas equipes.

Desenvolvimento de pessoas e da cultura do aprendizado

A atenção ao desenvolvimento das pessoas e à cultura do aprendizado também é essencial, pois as mudanças tecnológicas acontecem rapidamente. É preciso estar atualizado para acompanhar as tendências e o consumidor digital.

Além de inspirarem a vontade de mudança e inovação, os líderes precisam mostrar para seus colaboradores a importância de cada um e como todos podem crescer juntos se a companhia conseguir se adaptar às novidades.

Apesar de interessante, entender tudo de tecnologia e das tendências digitais não é o mais importante. O líder deve:

  • saber ouvir sua equipe;
  • ter uma boa comunicação;
  • ser transparente;
  • entender a importância de investir na qualificação de seus colaboradores;
  • apostar no crescimento pessoal e profissional de sua equipe.

Para que essas mudanças aconteçam, as empresas, por meio de seus líderes, precisam experimentar ferramentas de gestão e criar um ambiente colaborativo com foco em inovação. Além disso, é necessário entender o público-alvo, usar dados para tomar melhores decisões e avaliar se há chances de automatizar processos, a fim de aumentar a produtividade.

A tecnologia é muito importante para a transformação digital, mas não tanto quanto a estratégia e o líder. A gestão de pessoas e o foco nas mudanças, de forma que promovam o desenvolvimento de negócios, produtos e serviços, é que promovem a inovação.

Ao estar à frente de tudo isso, um bom gestor pode gerar melhores resultados e, quem sabe, crescer profissionalmente junto à sua empresa.

Gostou de saber mais sobre transformação digital e quer continuar se informando sobre inovação e marketing? Então, assine já a nossa newsletter e receba mais conteúdos por e-mail!

HQT
Autor

Escreva um comentário

Share This