Quem não é visto não é lembrado, não é mesmo? Essa frase pode ser perfeitamente aplicada na realidade de um profissional que busca se destacar no mercado de trabalho, que está cada vez mais disputado. Para tanto, existem algumas técnicas que podem fazer a pessoa avançar na carreira e na vida pessoal de forma rápida.

Entre elas, podemos destacar o poder do marketing pessoal e profissional, que é essencial para todos aqueles que querem fazer a diferença. Neste texto, vamos explicar o conceito em detalhes e, em seguida, daremos 7 dicas de marketing pessoal e profissional para você aplicar à sua realidade. Vamos lá?

O que é marketing pessoal e profissional

Em um mercado competitivo, é essencial saber como vender seu peixe. Portanto, se você quer sair na frente, é a hora de investir em técnicas de marketing pessoal e profissional. Basicamente, estamos falando de um conjunto de ações que têm o objetivo de evidenciar as suas qualidades pessoais e profissionais.

Ao contrário do que muita gente pensa, o marketing pessoal e profissional não tem nada a ver com arrogância ou ganância. Trata-se, simplesmente, de expressar para o mundo as particularidades mais relevantes ao seu respeito e a respeito do trabalho que está desenvolvendo. Utilizando algumas técnicas de autopromoção, por exemplo, você passará a ganhar mais destaque em sua área.

Para realizar esse trabalho da forma mais efetiva, acompanhe 7 dicas que separamos para você!

1. Aja de forma natural e autêntica

As pessoas não são ingênuas. Se você tentar ser alguém que não é, elas perceberão isso e o marketing pessoal não terá efeito. Por isso, a primeira dica é que você seja você mesmo, independentemente da situação. Se você é extrovertido e alegre, seja assim sempre.

Em tempos de fake news e vidas perfeitas no Instagram, a autenticidade é cada vez mais valorizada e reconhecida. Obviamente, no entanto, é preciso ter bom senso. No trabalho, por exemplo, você não pode e nem deve usar as gírias e rir na maior altura como faria em uma roda de amigos de infância.

2. Olhe nos olhos das pessoas

Olhar nos olhos de outras pessoas é uma ótima maneira de demonstrar, não verbalmente, sinceridade e transparência. Dessa forma, é essencial que você mantenha um efetivo contato visual com o outro, mesmo que esteja falando sobre algum assunto delicado ou complexo.

Essa ação é uma prova de uma postura empática, que indica que você está totalmente interessado no que o outro tem a dizer. Por isso, quando estiver em uma conversa, não olhe para o chão, para as mãos ou para o que está ao redor.

3. Fique atento à postura corporal

Com certeza, você já ouviu falar que o corpo fala e isso é a mais pura verdade. Por meio da postura, você fala muito sobre você mesmo. Assim, caso esteja se sentando de forma torta na cadeira,por exemplo, não imporá respeito. Caso fique de braços cruzados ou curvado, indica que não quer conversar ou se enturmar. Já as mãos nos bolsos, por exemplo, simbolizam tédio ou falta de interesse.

Em vez de se portar assim, mantenha a coluna ereta, olhe para frente e deixe os braços soltos. Tenha total atenção para que a sua postura transmita sentimentos como interesse, atenção, autocontrole e abertura. Se as pessoas estão chegando a você de forma espontânea é um bom sinal de que está indo bem. Afinal, uma boa postura corporal atrai as pessoas que estão à sua volta.

4. Tenha iniciativa

Investir em marketing pessoal, entre outras questões, é garantir que você se destaque na multidão. Assim, é crucial que tenha iniciativa. Não espere as pessoas dizerem o que precisa fazer. Tenha proatividade e vá atrás, sobretudo de questões que resolvam problemas que sequer aconteceram.

Se estabeleça como a pessoa que sempre proporá alternativas que facilitam a vida e o trabalho das pessoas que estão à sua volta. Seja criativo e inovador a ponto de você se tornar uma pessoa indispensável. Não tenha medo de ser alguém que deixará marcas e colaborará, aonde quer que você esteja.

5. Escute de forma ativa

Já viu pessoa mais chata do que aquela que só fala dela? Ninguém aguenta e todo mundo quer longe, não é verdade? Não seja essa pessoa. Pelo contrário. Seja aquele que está totalmente interessado naquilo que os outros têm a dizer. Isso, por si só, fará com que você seja diferenciado.

Pratique sempre a escuta ativa e esteja atento a tudo o que as pessoas têm a dizer. Seja com uma liderança, um par ou um subordinado. Mostrar-se um bom ouvinte faz com que todos desenvolvam admiração e apreço por você. Além disso, você ainda aproveitar para otimizar seu marketing pessoal.

6. Vista-se de forma adequada

Uma pessoa vestida de forma adequada passa uma imagem muito mais confiável e uma excelente imagem pessoal. Dessa forma, leve isso em consideração sempre que escolher a roupa para as mais diversas situações — tanto as pessoas, como as profissionais.

Uma dica interessante é vestir-se como a pessoa que você deseja se transformar. Além da vestimenta, essa dica também é super válida para o corte do cabelo, os acessórios e, na caso das mulheres, a maquiagem. Afinal, o visual como um todo comporá seu cartão de visitas.

7. Invista na educação contínua

Vivemos a era do conhecimento e da transformação digital, na qual as coisas acontecem em uma velocidade sem precedentes. Todos os dias, somos expostos a um sem-número de informações, teorias, técnicas e metodologias sobre assuntos das mais diversas áreas do conhecimento. Por conta disso, acomodar-se é sinônimo de correr riscos de fracassar no mercado.

Atue sempre na vanguarda do conhecimento da sua de área de atuação e, sempre que puder, vá a palestras, congressos, workshops e outros eventos relacionados ao seu trabalho e sua vida pessoal. Também leia em sites, blogs, revista e, se puder ir além, matricule-se em cursos de graduação, pós-graduação ou MBA.

Além de você aumentar seus conhecimentos, o que fará que se torne uma pessoa e um profissional muito mais interessante, essas atitudes ampliam sua rede de contatos, fazendo com que seu marketing tenha bastante sucesso.

Esperamos que essas dicas de marketing pessoal e profissional ajudem a levá-lo para os caminhos e para grandes realizações em sua vida. Aproveite essas ideias para dar uma virada no seu dia a dia agora mesmo. Arregace as mangas e coloque tudo em prática! Além disso, aproveite para entender mais sobre o sucesso profissional e confira 8 dicas valiosas para um gerente de marketing.

HQT
Autor

Escreva um comentário

Share This