Você já investe na produção de conteúdo para as mídias digitais? Quais foram os seus resultados até então? Quais soluções você utiliza para criar, distribuir e mensurar? Não deve ser uma novidade para você a relevância de ser lembrado pelo seu consumidor e que a internet é uma grade parceira nesse sentido.

No entanto, não basta publicar imagens aleatórias nos perfis da empresa, é preciso ter uma estratégia e fazer uma análise de redes sociais eficiente. Neste artigo explicamos melhor a origem dessa análise, por qual motivo é importante em uma estratégia e por que deve ser acompanhada por profissionais. Acompanhe!

Importância das redes sociais em uma estratégia de marketing

Embora seja comum pensar em sites e aplicativos como o Facebook, Twitter e Linkedin quando falamos em redes sociais, esse é um fenômeno que já é observado por cientistas desde os anos 70. Naturalmente, o contexto era diferente e o objetivo era entender como as pessoas têm seu comportamento influenciado pelo grupo em que estão inseridas.

O principal conceito utilizado na análise de redes sociais era o da teoria dos grafos, que tem origem na matemática, e seus avanços possibilitaram a aplicação de métricas em sociogramas. Esses gráficos permitem a leitura de características desses grupos e ajudam a compreender como eles funcionam. Basicamente, as estruturas são formadas por:

  • nós ou vértices: indivíduos, organizações ou perfis e hashtags nas mídias sociais;
  • laços ou arestas: conexões entre os nós (que pode ser amizade, parentesco ou interesses, por exemplo); e
  • relações: a orientação da interação, que pode ser de um perfil em relação a outro ou não haver diferença.

As mídias sociais facilitaram a análise desses fluxos e o entendimento da influência de pessoas e marcas, especialmente no ambiente online, no qual há mais dados e soluções disponíveis. As próprias redes costumam disponibilizar métricas, mas também há softwares que potencializam esses estudos, inclusive com a elaboração de sociogramas utilizando a teoria dos grafos. É o caso de programas como o NodeXL e o Gephi.

Em uma estratégia de marketing, as redes sociais são relevantes não apenas pela capacidade de distribuir conteúdo, gerar valor, engajar e atrair clientes, mas especialmente pela inteligência de mercado que seus dados podem gerar sobre as personas e o fluxo de informações, possibilitando que melhores decisões gerenciais sejam tomadas.

Razões de terceirizar a análise de redes sociais

Algumas empresas fazem a gestão e a análise de redes sociais internamente, enquanto outras optam por terceirizar total ou parcialmente essa demanda. As razões para tal atitude podem ser muitas, mas geralmente estão relacionadas à capacidade de investimento, produtividade e tamanho da equipe.

No entanto, nem sempre as pessoas envolvidas no processo sabem como ler e interpretar dados, a ponto de apontar os melhores caminhos a seguir. Entenda a seguir por que a terceirização pode ajudar na obtenção de resultados mais interessantes.

Análises qualitativas e quantitativas

Não é incomum que muitos empreendedores acreditem na importância de métricas como número de seguidores, de compartilhamentos e curtidas em um post ou perfil social. Essas interações têm o seu valor, mas muito mais importante que esses números é entender os elementos utilizados em cada conteúdo e como isso pode ajudar a empresa a atingir seus objetivos, inclusive financeiros.

Estratégia e plano de ação elaborados para melhorar resultados

A definição de objetivos, metas e indicadores de performance, também conhecidos como KPI’s (Key Performance Indicators), é uma fase prioritária na criação de um plano estratégico de marketing.

Quando se terceiriza, existe uma maior necessidade de provar que aquele investimento está apresentando resultados satisfatórios. Por isso, os profissionais sempre procuram desenvolver um plano de ação ideal para alcançar os objetivos de seu cliente e continuar com a parceria no longo prazo.

Conhecimento das melhores ações

Ao contratar uma agência de marketing digital para fazer o gerenciamento e/ou análise de redes sociais, a empresa vai ter à disposição um capital intelectual experiente e antenado nas tendências e melhores práticas para cada canal. Eles saberão o que fazer e o que evitar em cada mídia e isso também influencia bastante no retorno sobre o investimento, pois elimina a recorrência de erros.

Impulsionamento de anúncios para públicos específicos

Na mesma linha de pensamento do tópico anterior, os profissionais de marketing de uma agência já estão mais do que acostumados com a gestão e análise de redes sociais, muitas vezes de clientes de um mesmo nicho. Isso significa que eles já sabem quem é o público-alvo daquele negócio e de que maneira as personas são alcançadas com mais facilidade, conseguindo melhores resultados nas campanhas digitais.

Mensuração mensal de resultados

Este não é um trabalho fácil para muitas pessoas, pois envolve tecnologias, números e construção de relatórios elaborados. Em vez de ocupar o tempo de um analista na criação de gráficos, contar com uma agência para mensurar e apresentar seus resultados mensalmente pode ser mais interessante. Lembre-se de que provar a eficiência do trabalho faz todo sentido para esses parceiros estratégicos.

Análise de redes sociais com uma agência de marketing digital

Algumas empresas acreditam que publicar imagens no Instagram é suficiente para alavancar o negócio. No entanto, nem sempre é verdade. Entender onde está o público e que tipo de conteúdo gera valor é necessário para que as estratégias digitais deem certo.

Acompanhar quantos likes um post teve ou quantos comentários recebeu, infelizmente, não é o bastante. Aliás, essas são chamadas de métricas de vaidade pelos profissionais de marketing, porque não são geradoras de resultados.

As agências de marketing focam em um indicador principal: o Retorno sobre o Investimento (ROI). Se as suas ações não ajudam a alcançar seus objetivos, não faz sentido continuar, sendo preciso focar em novas estratégias. Para analisar isso, é preciso utilizar os relatórios das próprias mídias sociais, soluções como o Google Analytics e aplicativos como o Buffer ou Iconosquare, o que pressupõe capacitação e experiência nessas atividades.

Felizmente, para fazer uma boa gestão e análise de redes sociais, não é preciso ocupar o tempo do seu time interno. Você já deve ter percebido como uma agência pode ajudar a investir da melhor forma possível na internet a fim de obter resultados mais interessantes e garantir retornos financeiros. A Agência HQT tem mais de 10 profissionais qualificados que podem auxiliar a alcançar as metas. Entre em contato conosco e nos conte suas necessidades.

HQT
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