A rápida ascensão dos meios digitais causou um ofuscamento de diversas outras formas de marketing e comunicação. Muitas mídias perderam popularidade e tiveram que se adaptar a esses novos tempos. Além disso, estratégias antes sem correlação agora podem trabalhar em parceria com o digital, como é o caso da assessoria de imprensa.

Muitas empresas, na hora de definir o orçamento de comunicação, não contemplam a possibilidade de uma aliança harmoniosa entre marketing digital e assessoria de imprensa. E é justamente sobre isso que vamos falar neste texto. Acompanhe!

O trabalho da assessoria de imprensa

A atuação da assessoria de imprensa se configura como uma ponte que conecta uma empresa ou pessoa com os veículos de mídia. O objetivo desse trabalho é gerar publicidade e fortalecer a imagem do cliente.

A diferença primordial — entre tantas outras — entre a assessoria e o marketing em si é que a primeira não faz uso de compra de anúncios. A ideia é que a própria imprensa comunique as novidades que a empresa deseja veicular. Além disso, os profissionais da área fazem a gestão de crises frente à opinião pública e auxiliam clientes em contatos diversos com a mídia.

Usualmente esse ofício é realizado por jornalistas além, é claro, dos próprios assessores de imprensa.

Algumas atividades da assessoria de imprensa são as seguintes:

  • desenvolvimento e envio de press release;
  • acompanhamento e consultoria para entrevistas;
  • levantamento e contato estratégico com veículos de mídia;
  • entre outras.

O trabalho do marketing digital

O uso estratégico de mídias digitais como blogs, sites, redes sociais e mecanismos de busca configura a base essencial do marketing digital. Assim como marketing tradicional, a finalidade do digital também é a de facilitar trocas comerciais (vendas) por meio de canais, propaganda e relacionamento com o cliente.

Para tanto, são realizadas campanhas e ações voltadas para o desenvolvimento e fortalecimento de marcas, captação de leads, interação com o público e também a própria venda em si.

Algumas atividades do marketing digital são as seguintes:

  • gerenciamento de redes sociais;
  • criação de campanhas;
  • Search Engine Optimization (SEO);
  • produção de conteúdo;
  • e-mail marketing;
  • entre outras.

A escolha de uma estratégia

Empreendedores mais experientes sabem que não existe uma única solução salvadora para a imagem e credibilidade de suas empresas. Escolher entre marketing digital e assessoria de imprensa é uma armadilha que deve ser evitada, já que ambos os campos de conhecimento podem produzir resultados mais satisfatórios atuando em conjunto.

No entanto, é preciso que cada área tenha suas particularidades respeitadas. Não se deve esperar que a assessoria faça propaganda ou que o marketing cuide do contato com os jornalistas da mídia, por exemplo.

A aliança entre assessoria de imprensa e marketing

Neste ponto do texto já deve estar claro que essa aliança não somente é possível como também pode ser extremamente benéfica. Contudo, ainda nos falta falar sobre como esse trabalho funciona na prática.

Se comparamos as atividades da assessoria com as do marketing podemos chegar claramente em um ponto de conversão comum: o sucesso do cliente e sua imagem frente ao público. Sob esse contexto, pode-se encontrar agências de marketing que também oferecem o serviço de assessoria imprensa no seu portfólio de serviços.

No entanto, para que as duas áreas funcionem conjuntamente é preciso algumas condições que trataremos nos tópicos a seguir.

Coesão no discurso

Assessores de imprensa e profissionais de marketing digital carregam linhas de trabalho distintas. Portanto, é comum assumir que cada profissional tenha visões diferentes quando lidam com um mesmo problema a ser resolvido.

Na verdade, não há nada de errado com isso. O problema aparece apenas se cada departamento resolver falar em uma linguagem totalmente diferente do outro.

Além disso, é preciso que o timing seja sempre sincronizado. Imagine que a equipe de marketing esteja preparando o lançamento de um produto para alguns meses. Nesse ínterim, a equipe de assessoria solta um release para todos os veículos de mídia sobre o que será lançado.

Depois disso, a campanha de lançamento já não tem o mesmo efeito, visto que o público não será mais pego de surpresa pela novidade.

SEO

O objetivo do SEO é posicionar páginas nas primeiras posições dos resultados de busca do Google e outros mecanismos de busca. Assim, pode-se conseguir uma exposição gratuita ao longo do tempo.

Dentro das técnicas de SEO existe o chamado link building, que é a captação de links apontando para o site otimizado. É exatamente nesse ponto que assessoria e marketing digital podem unir forças novamente.

Como boa parte dos veículos de mídia são digitais, suas publicações podem fazer uma referência com link ao site do cliente. Isso contribui para a relevância da página e ajuda a subir posições nas buscas online.

Influenciadores digitais

A era da internet trouxe uma nova categoria midiática: os influenciadores digitais. Essas pessoas têm uma grande quantidade de seguidores nas redes sociais e geralmente apresentam um perfil de público bem segmentado. Há influenciadores que dão dicas sobre moda, alimentação, malhação, música, maquiagem, esportes radicais etc.

O trabalho da assessoria neste caso é o de filtrar o perfil de interesse e desenvolver uma estratégia de aproximação. É importante frisar que esse trabalho não fica restrito às redes sociais, já que muitos influenciadores usam outras plataformas — como blogs — para escrever sobre as novidades do seu mercado.

Newsletter

A prática de newsletter é muito comum nas estratégias de marketing digital. No início, esse tipo de mídia era sempre impresso e voltado para públicos bem segmentados, como funcionários de uma empresa.

Atualmente, a newsletter foi incorporada ao mundo digital, sendo realizada via e-mail e como parte de um planejamento de marketing mais abrangente. Essa é mais uma atividade que tem possibilidade de um trabalho conjunto. Assim, além de enviar notícias, pode-se pensar em conteúdos-chave para gerar mais vendas e novos negócios.

Como você pôde perceber, a fusão entre assessoria de imprensa e marketing digital pode trazer ótimos resultados para a sua empresa. Quer entender mais sobre o assunto e conferir o que podemos fazer por você? Entre em contato e vamos conversar!

HQT
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