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Os colaboradores são essenciais para a estratégia de marketing de uma empresa, pois eles têm a capacidade de fazer com que um produto gere lucro, de aumentar a eficiência do negócio e de fidelizar clientes.

Assim, torna-se essencial ter estratégias e ações que envolvam e motivem o seu público interno. E o endomarketing é o mecanismo ideal para isso.

O que é endomarketing?

O endomarketing é a estratégia dentro do setor de marketing que é voltada para o público interno de um negócio, isto é, os funcionários. Esse mecanismo tem diversas ações, desde a comunicação até as políticas que visam a benefícios internamente.

As ações do marketing interno normalmente são traçadas pelas equipes de RH e de marketing, já que o setor do RH consegue entender as necessidades, os problemas e os desafios dos funcionários, trazendo resultados interessantes tanto para os colaboradores quanto para o negócio.

Quais os benefícios das ações de endomarketing?

Se você ainda não se convenceu da importância que o marketing interno tem, veja algumas vantagens que ele pode trazer para o seu público interno a seguir.

Motivação

Um ambiente de trabalho que demonstra cuidado com os colaboradores, e que seja inspirador e alegre, é o desejo de quase todo mundo. Empresas que dão mais atenção aos seus funcionários despertam colaboradores mais atenciosos.

As ações do marketing interno representam esses cuidados com os colaboradores. Certamente, o reconhecimento vai fazer com que o seu público interno trabalhe com mais motivação.

Mais do que isso, eles vão se tornar pessoas que reforçam os atributos do negócio e vão divulgá-los de forma positiva entre os amigos, nas redes sociais e aos próprios clientes, tornando-se embaixadores da marca.

Produtividade

Outra característica que a motivação aumenta é a produtividade. Um funcionário satisfeito com o seu trabalho vai buscar ser mais proativo, entregar produtos com maior qualidade e ir atrás de resultados otimizados.

Dessa maneira, as ações de endomarketing em conjunto acabam por auxiliar os colaboradores a conhecer a motivação da empresa, as metas, os valores e a sua missão. Com isso, torna-se mais fácil fazer com que eles caminhem em conjunto e sejam mais produtivos.

Retenção de talentos

A cada dia, o mercado se torna ainda mais competitivo. Dessa maneira, contar com profissionais especializados e preparados se torna um diferencial.

Contudo, é preciso lembrar que profissionais desse tipo são os mais requisitados dentro do mercado, e se o seu negócio não os valoriza, corre o risco de perder bons colaboradores para a concorrência.

Não estamos falando somente de melhores salários, mas, sim, de retenção de talentos no seu time, e o endomarketing é essencial para isso, já que ele tem a capacidade de mostrar para a sua equipe motivos de investir seu tempo, futuro e conhecimento na empresa.

Engajamento

Com as ações do marketing interno, é possível mostrar aos funcionários que o negócio está aberto para ouvir contribuições e sugestões, além de incentivá-los para isso.

Nesse caminho, eles ficarão mais motivados e alinhados aos objetivos e às visões que a sua marca propõe, tornando-se mais engajados.

As melhores ideias surgem da mente de colaboradores de diferentes áreas, e saber aproveitar isso é importante para qualquer empresa.

Quais as ações de endomarketing criativas?

Entendendo a importância do marketing interno, certamente, ficou a dúvida: “quais ações devo utilizar na minha empresa?”.

Pensando nisso, trouxemos dicas de ações criativas e essenciais do endomarketing para aplicar no seu negócio. Confira!

Uso de uma rede social interna

Certamente, você já reparou o quanto a maioria das pessoas é engajada em redes sociais, como o Instagram, o Facebook e o WhatsApp. Seja para fazerem um anúncio, seja para conversarem, seja para debaterem, as pessoas atualmente estão usando esses espaços intensamente para a comunicação.

Assim, já pensou na possibilidade de desenvolver uma rede social própria para os funcionários do seu negócio?

Por meio de uma rede interna, os funcionários podem interagir mais com a empresa e os outros colegas de trabalho que não estão nos mesmos setores que eles. Ademais, esse pode ser um canal eficiente para divulgar novidades, comunicados e eventos.

Existem diversas plataformas para a criação de redes sociais. Procure uma que atenda aos seus desejos!

Organização de eventos e reuniões para o público interno

Workshops, palestras, reuniões, cafés da manhã e outros eventos voltados para os funcionários costumam trazer ótimos resultados, pois os aproximam das metas da sua marca e dos objetivos dela.

Tente planejar eventos variados e relacione-os com os planejamentos futuros que deseja aplicar na sua empresa, como palestras com cafés, reuniões seguidas por algum evento, entre outros.

Definição de planos de desenvolvimento

O desenvolvimento do seu público interno é essencial para os resultados do seu empreendimento. Assim, pensar em planos que orientem esses profissionais na qualificação de suas competências ajuda não somente a eles, como também à sua organização.

Trata-se de um ponto importante, então, é fundamental que as ações aplicadas funcionem e sejam inovadoras. Ações que os tirem da zona de conforto, de suas funções cotidianas e setores, são ótimas para gerar bons resultados.

Estabelecimento de planos de integração

Ações que visem à integração são ótimas tanto para ligar os colaboradores com o seu negócio quanto para gerar vínculos entre eles e os diferentes setores. Harry hours, almoços e comemorações de aniversário são ações excelentes para aproximar e fortalecer o espírito de equipe.

Por exemplo, se esporte for um tema recorrente nas conversas entre os colaboradores, experimentar ações de endomarketing voltadas para jogos esportivos, como visitas a estádios, torneios, entre outros, é uma ótima forma de ligá-los entre si e com a empresa.

Produção de vídeos institucionais

Os vídeos institucionais são uma forma excelente de transmitir atributos, visões, valores e histórias que a sua empresa almeja. Além de atrair novos profissionais talentosos, essa ação pode engajar ainda mais o seu time.

Envolva os seus funcionários na elaboração dos vídeos, grave depoimentos com eles e ouça as contribuições que dão para os serviços ou produtos da marca a fim de ter um trabalho final de qualidade.

Portanto, agora, você conhece mais sobre ações de endomarketing e sua importância para reter o público interno da sua empresa. Se você gostou do nosso artigo, que tal continuar suas leituras? Saiba agora qual o real impacto das redes sociais no trabalho!

HQT
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