Para que uma empresa seja encontrada na internet, ambiente cada vez mais competitivo, é preciso que invista em marketing digital, já que na rede não há vitrines e, assim, o índice de compras por impulso é menor. Muitas vezes, o primeiro contato do consumidor com determinada marca é originado em buscas no Google, em perfis nas redes sociais ou mesmo na veiculação de algum anúncio.

Sejam quais forem as estratégias de atração, o marketing é essencial para entender o perfil do cliente ideal (persona), o mercado e, a partir daí, identificar tendências do setor em que a empresa atua.

Neste post, damos algumas dicas para você conseguir convencer a diretoria da empresa a começar a investir em marketing, com foco em estratégias na internet. Confira!

Benefícios do marketing para as empresas

Um dos principais objetivos do marketing é entender as necessidades e os desejos do consumidor para criar produtos e serviços que o atendam. Indispensável para qualquer empresa, ele é um dos setores mais estratégicos na administração: ajuda o negócio a se posicionar no mercado e se diferenciar perante os concorrentes, bem como auxilia o processo de vendas.

Estratégias de marketing bem planejadas e implementadas permitem à empresa alcançar mais competitividade no mercado, fechar mais negócios e aumentar a satisfação do consumidor. Assim, a longo prazo, ele continua comprando e aumentando a lucratividade da empresa.

Diante dos avanços tecnológicos e digitais, o marketing tem passado por momentos de grande inovação e permitido que empresas de variados tamanhos e setores entrem na disputa por mais mercado. Isso ocorre graças aos baixos custos de investimento em canais como Facebook Ads e redes sociais, e é ainda mais importante em momentos de crise econômica, tanto para as empresas quanto para os consumidores.

A relação do marketing com as vendas é direta e beneficia muito as companhias que fazem a integração entre setores. Isso porque, com o feedback da equipe comercial e o trabalho em conjunto, é possível trazer leads qualificados (pessoas com perfil de comprador) para a companhia a custos cada vez mais baixos e processos mais enxutos.

Como convencer o chefe a investir mais em marketing

Os benefícios dos investimentos em marketing são muitos, mas a possibilidade de risco pode dificultar a aceitação da ideia pela diretoria de algumas organizações. Para convencê-la, em primeiro lugar, é preciso entender seu perfil e quais tipos de análise a chefia faz para tomar uma decisão.

Para pessoas muito analíticas, vale usar dados e gráficos. Se elas não têm muito tempo para conversar, ajude-as a entender as estratégias de forma direta e breve.  Em todo caso, lembre-se de fazer uma análise do cenário (a empresa, o mercado e os concorrentes) e, só então, prepare os argumentos. Acompanhe as dicas a seguir.

É fácil de mensurar

Estratégias de marketing digital ajudam muito no cálculo do retorno sobre o investimento (Return on Investment — ROI). Assim, as tomadas de decisão ficam mais fáceis, já que têm dados e otimizações como base. Apresente algumas ferramentas e como mostram claramente métricas e gráficos de fácil leitura. Se a empresa investe em marketing fora da internet, explique como podem ser feitas integrações entre as mídias on e off-line.

A marca ganha mais visibilidade

Especialmente em épocas de crise, a empresa precisa ter visibilidade. Para isso, ela deve usar todos os meios possíveis para provar seu valor ao consumidor e permanecer em sua lembrança. E, tanto para clientes antigos quanto para os novos, a marca deve mostrar que está na ativa, com seu posicionamento e seus valores.

A empresa passa a ter mais canais de atração de clientes

Estratégias de marketing digital, como a otimização para mecanismos de busca (Search Engine Optimization — SEO), por exemplo, facilitam a atração de clientes a partir de alterações no site, como mudança nos títulos de posts, diminuição nos tamanhos das imagens e melhoria na arquitetura. As redes sociais são outra forma de se relacionar e atrair interessados diariamente, sem grande esforço dos vendedores.

As campanhas são mais bem segmentadas

Explique para os diretores que, no marketing digital, a segmentação da audiência é muito fácil em campanhas no Facebook Ads e no Google Adwords, por exemplo. Os anúncios são veiculados apenas para o público-alvo que a empresa escolher. Além disso, é possível entender qual perfil de cliente traz mais resultados financeiros e, com base nessa informação, otimizar os investimentos em marketing e vendas.

O processo de venda fica mais barato

Esse é um grande benefício de investir em marketing, porque, embora seja um custo, traz retornos financeiros a curto, médio e longo prazos. Com o tempo e as otimizações de campanhas, a empresa consegue adquirir clientes por preços menores.

E, se atendê-los bem (inclusive no pós-venda), servir um produto ou serviço de qualidade e mantiver a marca forte no mercado, vai conseguir reduzir o Custo de Aquisição de Cliente (CAC) e diminuir a necessidade de investimentos em outdoors, por exemplo. Afinal, a marca venderá mais naturalmente.

A marca pode se tornar referência no mercado

Quando investe em relacionamento com o consumidor, estratégias de aumento do reconhecimento de marca, inovação e atendimento, a organização ganha a confiança e a preferência do consumidor. Além disso, pode se colocar como referência no mercado em que atua. Isso pode ser feito por meio da produção de vídeos, do envio de dicas por e-mail ou da interação nas redes sociais.

A concorrência continua a investir

Faça benchmarking das ações de marketing de outras empresas do setor e tente estimar o resultado obtido por elas, bem como o engajamento com a marca e a preferência dos consumidores. Não deixe de avaliar em quais canais os concorrentes investem, dentro e fora da internet. Se possível, utilize exemplos de cases de sucesso que mostram que investir em estratégias de marketing traz resultados significativos.

Terceirização com agência de marketing digital

Se a empresa não tem equipe interna com expertise para criar, mensurar e otimizar as campanhas de marketing digital, vale considerar a contratação de uma agência especializada. Além da experiência, do conhecimento em plataformas e conceitos como inbound marketing e funil de vendas, elas podem dar dicas importantes e já têm equipe para fazer as tarefas: da criação de artes gráficas ao gerenciamento de redes sociais.

Se os diretores concordarem em investir em marketing digital, alinhe as expectativas com os projetos e lembre-se de manter sempre um bom fluxo de trabalho e comunicação entre a empresa e a agência de marketing digital. Isso faz toda a diferença para resultados cada vez melhores e leads mais qualificados.

Quer saber como podemos ajudar sua empresa a criar campanhas de resultado na internet? Entre em contato com a gente.

HQT
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