A internet e os avanços digitais mudaram a maneira como as pessoas se relacionam com as empresas. A tecnologia ajuda na conexão entre empresas e público-alvo, mas isso não quer dizer que a comunicação offline e, portanto, os materiais impressos, perderam sua utilidade.

No Brasil, apenas cerca de 75% das pessoas acessam a internet, de acordo com o IBGE, e nem todos a utilizam para ler e-mails ou fazer pesquisas. Então, como as empresas poderiam utilizar apenas o marketing digital para se conectar com o público?

Neste artigo, abordaremos um pouco sobre a relevância do marketing digital para a sustentabilidade, em que situações utilizar materiais impressos e por que isso é tão importante para o branding uma empresa. Vamos lá?

Uso consciente de material impresso

A sustentabilidade é um tema muito importante e, talvez por esse motivo, muitas empresas a incluem como um valor a cultivar. Vincular uma marca ao meio ambiente é uma maneira muito significativa de aumentar seu valor e notoriedade — e o marketing digital ajuda nisso. Sabe por quê? Economia de papel.

Quando você envia promoções para leads por e-mail, cria anúncios nas redes sociais ou veicula mensagens em grupos de WhatsApp, você evita imprimir materiais de comunicação e isso contribui positivamente para o mundo.

Um papel leva cerca de 3 a 6 meses para se decompor na natureza e agride o ambiente quando descartado de maneira incorreta no solo e nos rios. Se você vive em uma grande cidade ou assiste à televisão, deve saber o problema que isso causa em períodos chuvosos. Assim, distribuir panfletos em uma parada de ônibus pode não ser a opção mais sustentável de divulgar uma empresa, já que muitos jogam o material no chão ou no lixo minutos após receber.

No entanto, existem casos em que os materiais impressos ainda podem gerar valor para o público e negócios para empresas, desde que utilizados sabiamente. É sobre isso que discutiremos a seguir.

Situações em que os materiais impressos fazem a diferença

Peças de comunicação como folhetos, cartões de visita, adesivos e portfólios são benéficos para o reconhecimento de uma marca no longo prazo. Pense: quantas empresas aparecem no seu feed das redes sociais diariamente? Você consegue se lembrar das soluções que oferecem? Os materiais impressos oferecem uma “validade” maior por ficar com o seu prospecto por mais tempo, facilitando o contato e conferindo mais valor para a empresa. A seguir, vamos compartilhar alguns casos em que seu uso é muito válido.

Feiras e eventos

Se você já foi em eventos de negócios deve saber como, muitas vezes, há um grande número de pessoas andando pelos corredores, fazendo networking e trocando cartões de visita (talvez você ainda tenha algum na sua carteira). Nesses espaços, distribuir materiais impressos pode ser uma maneira de driblar esse mar de informações e facilitar que o contato lembre da sua empresa meses após o encontro.

Além dos cartões com nome, telefone, e-mail e perfil no LinkedIn, por exemplo, um folder com informações sobre o que a companhia produz também ajuda muito na promoção da empresa.

E se você estiver participando como expositor, nem precisa falar da importância de ter um banner e outros materiais grandes convidando pessoas a se aproximar do seu balcão, não é? Nesses casos, adesivos também podem ser brindes interessantes para oferecer e aumentar o reconhecimento de marca.

Dica: para minimizar as chances de seu material impresso ser descartado na primeira oportunidade, você pode incluir um cupom de desconto ou ficha para algum sorteio.

Reuniões de negócios

Suponha que você conheça alguém em uma palestra ou em um evento, no qual você não pretendia fazer networking, mas conheceu alguém que se interessou pelo que você tem a oferecer. Se você anda com cartões de visita no bolso, folhetos ou portfólio, isso passa uma imagem mais confiante e profissional do que uma mensagem em redes sociais, fora a simplicidade de não ter que anotar um e-mail.

Em reuniões corporativas, essa também é uma maneira de passar informações de uma forma mais criativa e informativa, para que outros stakeholders entendam a pauta.

Treinamentos

Você já teve que treinar um novo profissional para a sua equipe? Que tipo de material foi utilizado para passar o conhecimento? Um powerpoint? E as anotações, onde foram feitas? Em uma agenda?

Que tal investir em materiais impressos, como um material de apoio contínuo para apresentar soluções e eliminar dúvidas? Assim, seu novo colaborador pode acompanhar todo o treinamento e ainda levar a peça para casa para continuar estudando ou utilizar como guia em seu dia a dia, sem ter que sempre buscar ajuda de um colega ou no sistema.

Apresentação comercial

Se a sua empresa faz vendas diretas, investir em materiais impressos para fechar negócios é muito importante. Isso acontece porque você poderá utilizar textos e imagens sobre a companhia e seus produtos e refletir a qualidade da marca por meio da identidade visual.

É claro que você pode fazer por um notebook, mas além de a dinâmica não ser a mesma, um catálogo de produtos visível na mesa do cliente, caso o negócio não seja fechado no momento, é mais benéfico para o reconhecimento de marca. E como esse é um prospect que você deve ter qualificado anteriormente, as chances de ele simplesmente jogar o material fora são reduzidas.

Aliás, o próprio kit onde você insere cartão de visita, catálogo e folder institucional é um material que pode ser impresso com as cores, textos e elementos de marca que simbolizam a sua empresa.

Relacionamento

Após efetuar a venda, ainda existem maneiras de utilizar materiais impressos para gerar valor no relacionamento. Que tal presentear seus novos clientes com blocos de notas ou agendas? Isso certamente ajudará no aumento do reconhecimento e notoriedade de marca.

Enviar cartões comemorativos para celebrar datas importantes, criar embalagens com a sua marca e utilizar papéis timbrados em documentos são outras maneiras de inspirar credibilidade, boa impressão e profissionalismo.

Importância dos materiais impressos para o branding

Branding, ou gestão de marca, é o conjunto de ações que uma empresa faz a fim de aumentar o reconhecimento e notoriedade de sua marca no mercado. Isto é, suas iniciativas para que não só seja conhecida, mas que ganhe a preferência de seu público-alvo.

Não é tão fácil ganhar a confiança das pessoas na internet e, por isso, os materiais que as suas personas conseguem visualizar e tocar no mundo real servem como evidência de que a sua marca existe, que é legítima, além de se recordarem mais facilmente no longo prazo.

Nesse sentido, investir na impressão de peças comunicativas em situações específicas, como as que citamos no tópico anterior, é uma maneira excelente de transmitir credibilidade e profissionalismo, fazendo com que a marca esteja presente também fora das telas dos dispositivos eletrônicos.

E então, você entendeu porque os materiais impressos ainda são importantes e como podem ser utilizados em uma estratégia de marketing e vendas? O digital, sem dúvida, oferece benefícios inegáveis, tanto em questões de custos e sustentabilidade, quanto de resultados. No entanto, utilizar peças de comunicação físicas é uma excelente maneira de se comunicar com pessoas que não têm acesso à internet ou que não a utilizam como forma única de avaliar empresas.

Você está precisando de materiais impressos e serviços de marketing digital? A HQT é uma agência que atende tanto às demandas online quanto offline de seus clientes. Se quiser saber mais sobre como podemos ajudá-lo ou ajudá-la, entre em contato conosco.

HQT
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