Construir uma imagem institucional, fortalecer marcas e divulgar produtos e serviços são alguns dos objetivos de marketing possíveis. De maneira geral, são traçados para agregar valor nas relações entre empresas, fornecedores, leads, clientes e colaboradores.

A construção desses objetivos deve ser clara e feita a partir de observação e maleabilidade, afinal, precisa estar de acordo com a realidade da empresa. Porém, há sempre aquele momento em que é preciso ser mais arrojado — e conseguir detectá-lo é fundamental.

Trata-se de um trabalho cuidadoso, mas que gera resultados valiosos. Quer saber como definir os objetivos de marketing da sua empresa? Então, leia o nosso post e se prepare para traçar o plano que levará sua marca ao sucesso!

O plano de marketing

Ele é o guia das ações de divulgação e relacionamento da empresa. No plano de marketing são detalhados todos os objetivos, metas e estratégias necessárias para alcançar os resultados almejados.

Além dos aspectos práticos da sua aplicação, o plano de marketing contém informações que ajudam a embasar toda a estratégia, como pesquisas de mercado, definição de canais de divulgação, perfil do público-alvo, orçamento disponível para a campanha etc.

Esses dados orientam as ações que visam ao cumprimento dos objetivos de marketing. Sendo assim, ter informações consistentes e metas de curto e longo prazo estabelecidas é uma forma de garantir melhores resultados.

Lembre-se de que todo o trabalho de sua equipe estará voltado para o cumprimento desse plano. Então, ele precisa ser realista. Isso não quer dizer que você não possa ser mais arrojado em determinadas estratégias, mas até nesses momentos precisará estar conectado com a realidade do negócio e do mercado.

Você pode, por exemplo, ter como foco aumentar o ticket médio de sua loja de sapatos. Se sua distribuição está voltada a produtos de R$ 50,00, R$ 100,00 e R$ 150,00, descontinuar a campanha de marketing da opção de R$ 50,00 pode fazer com que alcance o objetivo. Antes, precisará checar e ter certeza de que essa opção não é o seu pote de ouro.

Outro ponto fundamental para o sucesso de qualquer estratégia é a mensuração dos resultados. Por isso, sempre determine os indicadores que ajudarão nesse processo. Só assim você saberá se a empresa está no caminho certo.

Para descobrir, por exemplo, se com a nova campanha você está conseguindo aumentar o ticket médio da sua loja de sapatos, terá que acompanhar o número de compras efetuadas e o índice de desistências e de reincidências.

Os objetivos de marketing

Eles também fazem parte do plano de marketing, mas indicam, especificamente, os resultados que a empresa pretende obter. São a ponta final de toda a estratégia, por isso, não devem ser pensados de maneira isolada.

Como tratam de pontos centrais de planejamento, o ideal é desdobrá-los em metas. Dessa forma, os responsáveis conseguirão quantificar o trabalho e medir os resultados alcançados com mais facilidade.

Uma das técnicas mais bem-sucedidas na definição da estratégia de marketing é o método SMART. A sigla indica os cinco requisitos de um bom objetivo:

  • S: específico (specific, em inglês);
  • M: mensurável (measurable);
  • A: atingível (attainable);
  • R: relevante (relevant);
  • T: temporal (time bound).

Esse método ajuda, inclusive, no entendimento da equipe em relação aos objetivos estabelecidos. Afinal, quando eles são específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais, não há margem para muita dúvida. Logo, o processo acontece de maneira eficaz e tende a avançar rapidamente.

Além disso, o método SMART evita a superficialidade na definição de objetivos. Se uma empresa pretende, por exemplo, aumentar o tráfego do seu site e gerar mais leads, ainda não tem objetivos palpáveis. Eles, nesse momento, são apenas plausíveis.

Então, algumas questões deverão ser respondidas, como:

  • Qual é o tráfego do site hoje e quanto você pretende aumentar?
  • Qual é o número de leads necessários para que a empresa atinja suas metas?
  • Em quanto tempo você espera atingir as novas marcas de tráfego e leads?

Com essas questões respondidas, os objetivos ficam mais precisos. Se a empresa pretende aumentar em 20% o tráfego no site para gerar 15% mais leads (mensurável e atingível) por meio de e-mail marketing (específico) até o final do ano (temporal), ela tem um objetivo palpável.

A definição dos objetivos de marketing

Existem objetivos de negócios que podem ser atingidos por meio de ações de marketing e definidos de acordo com a necessidade da empresa. Confira alguns deles.

Melhorar a relação com o consumidor

Bons negócios começam com boas relações entre as partes envolvidas. Ações de marketing de relacionamento podem ajudar a empresa a construir um diálogo de aproximação com o público, inclusive na fase de pré-venda, que é quando o cliente procura identificar seus problemas e conhecer as soluções possíveis.

Ações como postar conteúdos relevantes em blogs, enviar newsletters e interagir com os seguidores nas redes sociais contribuem para criar uma relação positiva com os consumidores, sendo determinantes para a decisão da compra.

Aumentar a visibilidade da marca

Essa etapa deve vir antes de a empresa pensar em vender ou fidelizar clientes. Afinal, se a marca não for conhecida, nada disso acontecerá.

Mas atenção: é importante que a marca tenha visibilidade e popularidade entre o grupo certo e no momento ideal. Por isso, é fundamental a escolha do canal de divulgação correto. Uma boa definição de persona deve embasar essa estratégia.

Vender mais

Muitas das ações de marketing têm como objetivo ajudar a atrair e a converter novos clientes. Distribuir a oferta nas praças com maior potencial de compra, ter um preço competitivo e fazer a promoção das mercadorias para o público certo estão entre elas.

Para mensurar esse objetivo, tenha sempre em mente que a receita gerada com o aumento das vendas deve ser superior ao investimento em marketing.

Fidelizar clientes

Atrair novos clientes é uma preocupação constante das empresas. Mas conquistar sua lealdade, fazendo com que comprem mais vezes, também pode ser um objetivo.

Aliás, ações para fidelizar clientes são mais fáceis e econômicas, já que a empresa tem seus dados cadastrais, histórico de compras etc. O importante é garantir uma boa experiência ao consumidor, inclusive no pós-venda, com a oferta de produtos complementares.

Definir bem os objetivos de marketing é fundamental para que a equipe trabalhe com segurança e a empresa atinja os resultados esperados. Contar com uma agência para ajudar você nesse processo é uma ótima opção.

Para saber mais sobre essa possibilidade, leia o próximo artigo e descubra como uma agência realiza seus diagnósticos de marketing digital.

HQT
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