Com o mercado de hoje cada vez mais competitivo, é essencial manter-se atualizado. Afinal, com a evolução da tecnologia, os hábitos e os comportamentos dos consumidores mudam, e isso obriga as empresas a se reinventarem. Elas precisam otimizar ações e processos, a fim de conquistar seus objetivos e bater suas metas.

Neste texto, apresentaremos as principais tendências de mercado em três áreas: marketing e branding, marketing digital e design. Se você tem objetivo de sair à frente dos concorrentes e fazer a diferença em seu nicho em 2019, acompanhe o conteúdo que preparamos para você!

Marketing e branding

Personalização com a ajuda de dados

Com muitas opções de produtos e serviços no mercado, os consumidores que receberem uma comunicação personalizada acabarão lembrando-se da sua marca. De acordo com um estudo da Adobe, 80% dos usuários esperam ter uma experiência de compra personalizada.

Além disso, 59% deles nutrem expectativas de que as pessoas saibam o que foi comprado no passo. Isso significa que a segmentação é crucial para fidelizar clientes e ter uma estratégia de sucesso.

Utilização da Inteligência Artificial

Hoje, a IA é cada vez mais utilizada para as marcas aumentarem suas vendas, uma vez que está caminhando junto ao marketing e ao branding.

A tecnologia permite que robôs simulem o comportamento humano, e, assim, as empresas conseguem ter processos automatizados, reduzindo custos e proporcionando experiências agradáveis aos consumidores.

Um estudo da Vason, por exemplo, indica que 85% das marcas que usam IA têm aumento em sua produtividade consideravelmente.

Campanhas com microinfluenciadores

Os microinfluenciadores são pessoas que costumam ter entre 5 e 10 mil seguidores nas redes sociais e, apesar disso, eles costumam ter um grande envolvimento com a sua audiência.

De acordo com uma pesquisa da Squid, os microinfluenciadores criam 66% do conteúdo que está disponível na web. Esses conteúdos fazem com que eles fiquem próximos a produtos e serviços, e, dessa forma, o público passa a enxergar uma opinião sincera, sem falas prontas ou scripts.

Marketing Digital

Transmissões ao vivo

Também conhecidas como lives, as transmissões ao vivo podem ser realizadas por meio de redes sociais, como Facebook, Instagram e YouTube. Elas são extremamente poderosas para aproximar marcas e consumidores, porque contam com um grande poder de engajamento.

Segundo um levantamento da Livestream, em conjunto com a New York Magazine, 73% das organizações B2B que utilizam lives contam com um ROI (retorno sobre investimento) positivo. Além disso, 97% das empresas evidenciaram um maior interesse em seus produtos e serviços.

Chatbots

De acordo com relatório da Grand View Research, o crescimento do mercado mundial de chatbots deve crescer 24% ao ano até 2025. Presentes em redes como o Facebook e o Whatsapp, os chatbots são capazes de manter contato próximo com o cliente, prestando um atendimento de excelência, vender produtos e serviços, entre outras diversas questões.

A tecnologia está cada vez mais eficiente e inteligente e é cada dia mais essencial para aquelas marcas que querem construir uma estratégia de sucesso no mercado.

Business Intelligence e Big Data

No marketing digital, o Business Intelligence (BI), ou inteligência de negócios, representa técnicas, processos e ferramentas que contribuem para estratégias de visibilidade e em seus indicadores-chave de performance (KPIs). Um recurso muito utilizado em BI são os dashboards, ou seja, painéis que contribuem para que as estratégias tenham visibilidade em tempo real.

Já o Big Data, permite mapear um grande volume de dados para extrair informações estratégicas para a empresa. Ao unir BI e Big Data, é possível tomar decisões melhores, com intuito de potencializar as vendas e os resultados como um todo. Assim, as organizações tendem a gastar menos dinheiro em suas campanhas de marketing, devido ao maior controle do funil de vedas.

Design

Cores brilhantes

A utilização das cores brilhantes em backgrounds, imagens e elementos de interface do usuário é uma das mais fortes tendências de design. Projetos com paletas de cores vivas têm sido dominantes em webpages e em outros meios digitais.

Além disso, essas cores também trarão cada vez mais destaque às embalagens de produtos, o que é essencial para despertar a curiosidade do consumidor e contribuir para que ele concretize a compra.

Animação e movimentação

Gifs são importantes ferramentas para se comunicar com um determinado público, pois chamam a atenção do usuário de forma prática, rápida e eficiente, a fim de criar um grande envolvimento com o público. Essencialmente ligados aos meios digitais, os gifs podem ser utilizados em e-mails marketing, anúncios, ilustrações, ícones e até mesmo logotipos.

As imagens animadas também estão enquadradas entre as tendências de mercado. Chamadas de fotografias estáticas, é possível adicionar um loop de vídeo em uma determinada parte da imagem. Em uma fotografia relacionada à natureza em que aparece um rio, por exemplo, pode ser interessante dar movimento à água. Os contrastes entre a quietude e o movimento criam um dinamismo que chama muita atenção das pessoas.

Tipografia

As fontes extravagantes e artísticas são uma forte tendência para os próximos anos. Em 2019, por exemplo, é bem possível que vejamos o regresso das fontes mais artesanais e decorativas, além das fontes serifadas. Como os designs serão cada vez mais obrigatoriamente responsivos, os profissionais de design deixaram de contar com as fontes serifadas, para que não existissem inconsistências no trabalho de branding.

Nos dias atuais, no entanto, com os monitores com muito mais qualidade, esse tipo de fonte tende a ganhar pontos no universo digital, tornando-se uma tendência.

Então, o que você achou das principais tendências de mercado no marketing e no branding, no marketing digital e no design? Conforme mostramos ao longo do texto, estar a par do que está por vir é uma forma de se manter competitivo no mercado e, mais do que isso, uma maneira de se diferenciar dos concorrentes, vender mais e se posicionar em um contexto de crescimento contínuo e sustentável.

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HQT
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