Estar presente na internet é essencial para aumentar o reconhecimento de uma marca e se relacionar com um público-alvo hoje em dia. Quem entende do assunto, sabe a importância de, antes de investir em mídias sociais ou em anúncios, por exemplo, criar um planejamento estratégico, mas há uma etapa que muitos ignoram: o diagnóstico de marketing digital.

Avaliar o histórico de atividades da empresa, a capacidade de investimento, recursos e outros aspectos é essencial para planejar ações e melhores campanhas mais alinhadas aos objetivos da empresa. Há quem faça esse diagnóstico internamente, mas essa responsabilidade pode ficar com especialistas no assunto.

Neste artigo explicamos como uma agência pode ajudar nessa fase e por que é tão importante para o sucesso digital de uma marca. Acompanhe!

Aplicação de um diagnóstico de marketing digital

É possível que alguns não entendam a necessidade de fazer esse diagnóstico. Se a empresa nunca investiu em estratégias online, não deve haver muita informação disponível, caso contrário, os gestores estão preparados para planejar ações, pois já sabem o que gera resultados satisfatórios.

Isso não é, necessariamente, verdade. Ainda que seja o primeiro investimento de uma empresa, a decisão por campanhas online são sempre baseadas em algum objetivo e, se isso nunca foi feito, a inexperiência pode dar origem a escolhas ruins.

Nos casos em que a empresa já tem alguma experiência com marketing digital, o diagnóstico é essencial para descobrir melhores formas de alcançar os objetivos, com base no histórico de ações e nas melhores práticas do mercado. 

Um diagnóstico de marketing digital evita que um planejamento ou investimentos sejam feitos com base em suposições. Não é por que a empresa não está gerando leads suficientes que as páginas do site tem um design ruim. Será que não existem erros nos formulários? Há necessidade de otimizar os conteúdos para aumentar o tráfego?

É preciso analisar o que há de bom e ruim em cada canal, em cada investimento e a contribuição para a estratégia geral da empresa. O diagnóstico de marketing digital antecede o planejamento estratégico justamente por isso. Antes de definir campanhas e ações, você precisa definir os objetivos, conhecer o mercado e avaliar outros aspectos. Note que isso pode ser feito a qualquer momento, para analisar o que funcionou ou não no período anterior, identificar problemas no projeto e fazer otimizações.

Realização do diagnóstico de marketing digital por uma agência

É claro que existe a possibilidade de você e a sua equipe fazerem sua própria avaliação, afinal, são vocês que detém as informações sobre o que já foi feito, dados de campanhas anteriores e os resultados obtidos. No entanto, nem sempre conseguirão identificar problemas ou tomar as melhores decisões para alcançar os objetivos da empresa. Fazer um diagnóstico de marketing digital é uma atividade que pode ser complexa, com bastante pesquisa e estudo.

Uma agência tem mais conhecimento sobre as soluções, canais digitais e estratégias do mercado, já que atua com diversas outras empresas, muitas vezes no mesmo setor que o seu. Assim, naturalmente, conhecem os concorrentes, o público-alvo, novas oportunidades e as melhores práticas para o segmento.

Seus profissionais podem ajudar na criação de melhores estratégias, após a criação de um diagnóstico de marketing digital bem elaborado, com base no que outros players de mercado estão fazendo e nos seus limites orçamentários.

E não é como se você não tivesse nenhuma participação. Na verdade, a sua empresa será uma das fontes de informação mais valiosas nesse trabalho de parceria. Vocês deverão contar à agência seus objetivos de curto, médio e longo prazo, o que já foi feito, o que não foi, recursos, atritos em projetos anteriores e o que está sendo pensando em relação a canais e campanhas futuras.

Elaboração do planejamento estratégico de marketing digital

Após fazer o diagnóstico de marketing digital, a empresa estará mais preparada para criar um plano de ação para determinado período, que pode ser mensal, trimestral, semestral, anual ou conforme for mais conveniente. O planejamento estratégico de marketing digital guia todas as atividades que serão feitas pela companhia online, com base no que foi avaliado anteriormente.

Se a sua empresa já criou e documentou estratégias para algum período e mensurou os resultados anteriormente, essa é uma fonte de informação muito importante para a definição de ações futuras, pois permitirá que a empresa analise o que já foi feito e verifique se os resultados foram satisfatórios.

Um dos aspectos que devem estar bem descritos no planejamento estratégico são os objetivos da empresa, que de modo ideal, seguem o padrão SMART (Specific, Measurable, Attainable, Relevant and Timely), ou seja, devem ser Específicos, Mensuráveis, Atingíveis, Realistas e Temporais. Isso significa que a companhia deverá ter metas que realmente possam ser cumpridas e acompanhadas ao longo do tempo, sem expectativas fantasiosas. Um cronograma também deve ser elaborado, tanto para as ações, quanto para as análises, que costumam ser mensais.

E, por falar em acompanhamento de métricas, esse é outro aspecto importantíssimo para o planejamento estratégico de marketing. Antes de começar a investir em campanhas, a empresa precisa definir os indicadores de sucesso, que mostram se os resultados são satisfatórios ou não. Algumas métricas como leads gerados, engajamento nas mídias sociais, taxa de conversão e retorno sobre o investimento são bens comuns.

Não pode ficar de fora do planejamento informações sobre as personas da empresa (perfis de clientes ideais) e sobre os seus mais importantes concorrentes de mercado. Isso ajudará a criar campanhas mais bem segmentadas, de acordo com o nível de interesse e conhecimento do consumidor e as melhores práticas do mercado.

Você entendeu o que é um diagnóstico de marketing digital e sua importância para definição de melhores estratégias para uma empresa? Antes de investir na internet, é preciso analisar o cenário, definir objetivos, conhecer o mercado e estudar o que já foi feito anteriormente. Isso facilitará a criação de melhores decisões.

Se você precisa de um diagnóstico, entre em contato agora com a Agência HQT, empresa especializada em presença digital para mercados B2B. Basta clicar aqui e preencher o nosso formulário online

HQT
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